quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A regata preta e os livros

Quando eu tinha uns 4 ou 5 anos (e essa recordação é nítida na minha memória), lembro da minha mãe gritando:"Menina, sai de perto dessa televisão. Desse jeito você vai precisar de óculos".Aquilo era música para os meus ouvidos. Adorava a ideia de usar óculos. Tanto que assim que a minha mãe se afastava, eu enfiava a cara dentro da tv novamente. Os óculos eram para mim um símbolo de diferenciação.
E lembrei dessa história agora porque andando de metrô, vi um cara de regata preta. Eu e um amigo bolamos um empreendimento de sucesso: uma banquinha de regatas pretas na frente de uma academia. É fato! Todo cara que começa a malhar compra uma regata preta. Por que? Quer aplausos, reconhecimento.
Eu já tive as minhas "regatas pretas". E a mais constante na minha vida sempre foram os livros. Os inúmeros livros que carregava pelos ônibus, metrôs e trens. Que as pessoas se ofereciam para levar quando estava cheio. É a minha forma de exteriorizar que eu penso. Sempre tive orgulho disso.
Mas eu já tive as minhas "regatas pretas" da superficialidade.Os decotes e shortinhos que usei ainda estão na memória de muita gente.(Ri, com saudades, no dia em que fomos alugar um vestido para o casamento e minha amiga brincou "Com esse modelo, pelo menos, você varia o decotão", apesar de eu ter abandonado os decotes há anos). Só que eu sempre tratei isso como secundário. Hoje vejo que um corpo escultural requer tanta dedicação quanto o cérebro de um intelectual.
Mas o fato é que, sempre queremos aplausos. Dos conhecidos e desconhecidos. queremos mostrar que estamos no mundo e a que viemos. E cada um à sua maneira.
Quanto aos óculos, hoje eu realmente preciso de óculos ... E fora os de sol, glamourosos, eu os odeio. Tenho um apenas para "dormir" ... Deito com ele pra assistir tv ou escrever no note ... Fora isso eu uso lentes de contato! O que me faz lembrar que a gente tem que ter cuidado com as coisas que pede à Deus, à vida, às forças do bem porque, um dia, seu pedido pode se realizar e você já não ver o menor sentido nisso ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário